segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Santinho do pau oco...

20 de janeiro de 2006 - Edição nº 0329

Matéria de Capa


Santinho do pau oco...


Quem diria: o bbb Gustavo nunca chegou a monge e já teve várias mulheres. Inclusive, estava apaixonado por uma casada!


Quando uma pesquisa feita pela Rede Globo elegeu o mineiro Cláudio Gustavo, 28 anos, como o participante mais simpático do BBB6 - tem 22% da preferência do público, Viva! foi logo apurar o perfil dele. No início, sem grandes empolgações. Afinal, alguém que passou quase um terço da vida num mosteiro não promete lá grandes surpresas, certo? Erradíssimo!


A trajetória e a rotina de Cláudio Gustavo são muito mais apimentadas do que faz supor o seu ar inocente. Algumas das revelações obtidas: "Meu filho, virgem?! Isso é mentira!" (dona Edna, mãe). "Ele nunca foi monge" (abade dom José, superior do bbb no Mosteiro de São Bento). "Ele está gostando da Daniela. Ela é advogada... e casada!" (Raquel, melhor amiga).


Terá Gustavo mentido?


Tudo isso começou a pipocar já no início da reportagem, quando dom José Palmeiro Mendes, 64 anos, concedeu à Viva! uma entrevista exclusiva. Há três décadas abade do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, ele foi responsável pela formação de Gustavo lá dentro. E questionou algumas declarações do ex-pupilo.


"Notícias dão conta de ele ser tradutor de livros antigos. Aqui ele pode ter traduzido um artigo, mas livro...É algo a verificar", diz o religioso. "Antes de vir para cá ele sabia inglês. Aqui, estudou latim, francês e um pouco de grego, mas não me recordo se aprendeu bastante essas línguas", pontua, deixando no ar uma dúvida sobre Gustavo ser formado em inglês, francês, português, espanhol e alemão.


Vários "causos"


Diante de tantos "serás", lá fomos nós para Belo Horizonte, MG, terra natal do querido bbb. O primeiro papo foi com dona Edna, mãe mais do que coruja de Gustavo. Logo no contato telefônico ela soltou a bomba: ao contrário do que diz e insinua no BBB, Gustavo não é sexualmente inexperiente. "Ele teve várias namoradas antes do mosteiro", garantiu a dona-de-casa.


Dias depois, toda orgulhosa, ela nos levou para conhecer o elegante apartamento duplex que o filho comprou no bairro de Buritis. Levou com ela Hugo, 24 anos. Irmão caçula do Big Brother, o rapaz apresenta uma leve deficiência mental, que não o impede de estar concluindo o segundo grau.


Beijoqueiro


Na estante da sala do imóvel impecavelmente decorado, muitos livros sobre Londres ? Gustavo morou lá em 1997. Perto do som, todos os CDs da Madonna, cantora predileta do moço. "Ih, ele adora música. Sabe todas! Mal fazem sucesso e ele já conhece, já gravou. O Claudinho é muito apegado às coisas daqui de fora, sabe? Nem acreditei quando ele entrou para o mosteiro", revela a técnica de enfermagem Raquel Kelly Santos Vieira, 30 anos.


Melhor amiga do tradutor desde que ela tinha 9 anos de idade e ele, 7, ela garante que "sabe mais do que dona Edna, mas não conta nada". Nem tanto... Aos poucos, a mãe de Bryan, 4 anos ? afilhado de Gustavo ?, conta que também duvida da virgindade do rapaz. "Não sei, ele tem uns mistérios. Acho que estava gostando da Daniela, uma amiga de infância. Ela é advogada, casada. Bonita? Não! Morena clara, baixinha, cabelo comprido, muito metida", alfineta.


Mas, e a tal namorada?


E Andréa, aquela que ele apresentou como a namorada que o esperou fora do mosteiro? "Imagina, eles só se viram uma vez depois que ele largou a vida religiosa."
Insistimos no assunto virgindade e ela encerra o papo: "Olha, ele diz que é, mas eu duvido. Já beijou as minhas amigas, que são loucas por ele!" Ô, pecado!


"Não sei se seria bom ele ganhar"



Gustavo levou o terço, canta músicas gregorianas, faz orações...


Como cristão, ele deve dar testemunho. Mas com discrição. Cada um que julgue se ele está querendo aparecer.


E o fato de ele passar a idéia de ser monge?


O monge beneditino é discreto. Levamos uma vida de silêncio. Além do mais, ele não é monge nem ex-monge. Estava em um período de formação. O vínculo perpétuo é que o tornaria monge e ele saiu antes.


O que os fiéis têm dito?


Ligam e escrevem perplexos. Não estão gostando. Ele esteve aqui, mas essa insistência em falar disso... Ele entrou com 20 anos, fez outras coisas antes. Por que aparece só o mosteiro?


Será que ele ganha?


Não sei. Será bom que ganhe? A fama o ajudará? No site do BBB ele diz que quer ajudar a comprar umas kombis para umas irmãs. Será que fará mesmo isso?


"Meu filho não é virgem!"

Dona Edna, a senhora acha que Gustavo chegará à final?


Ele está acostumado a ficar preso por causa do mosteiro. Vai tirar de letra. Está tranqüilo, pois a Globo deixou ele levar a Bíblia e o terço. Mas deve sentir falta do Sean, seu cachorro de estimação.

Por falar em mosteiro...A senhora sofreu muito quando ele foi para lá?


Claro! Foi como perder um filho! Desde novinho ele gostava de igreja, ia com a minha mãe, mas não sabia como ia ser lá dentro. Chorei demais!


Ele disse no programa que é virgem, que só transaria após o casamento...


Virgem?! Isso é mentira! Imagina, dizer uma coisa dessas. Quem falou isso?


Ele, diante das câmeras.


Ele disse isso?! Duvido!Mas tem garotas que gostam, acham bonito.
A vida monástica dele acabou quando ele saiu do mosteiro.


A única namorada que ele teve foi a Andréia?
Não. Ele teve outras antes de entrar mosteiro. Hoje ele e a Andréia são grandes amigos.

Fonte: Viva!


Depois dizem que a falsa é a Thais.. Até agora só vi dela fotos de Carnaval..Pesadinhas? Sim... Mas não chega aos pés do Gustavo em quesito falsário do BBB...